Ads

Ads

Ad



MONTAGEM/FACEBOOK
Jovem com câncer foi abordada para retirar o turbante.
O turbante é muito mais que um item de moda. Para mulheres negras, é considerado um símbolo de identidade e luta.
As africanas utilizavam-no para se proteger do sol e, segundo suas crenças, preservar os pensamentos. No Brasil, as negras escravizadas usavam-no para cuidar dos cabelos.
Na Bahia do século 20, as mães de santo reverenciavam a ancestralidade.
Para ativistas do Movimento Negro, quando brancos utilizam turbantes, ocorre a chamada apropriação cultural.
Eles argumentam que há o "uso indevido de elementos de outras culturas por pessoas brancas", como escreveu o militante Leopoldo Duarte.
Quando não-brancos apontamos apropriação fazemos valer a nossa memória. Identificando um padrão recorrente nas interações entre europeus — e seus descendentes — e o resto do mundo: a erradicação dos proprietários originais em benefício ($) exclusivo da branquitude dominante.Leopoldo Duarte, na Revista Forum
As nuances dos indivíduos e as histórias pessoais de cada um mostram, entretanto, que o que pode parecer apropriação cultural à primeira vista pode ser também um instrumento de empoderamento.
Foi o que aconteceu com a jovem Thauane Cordeiro, moradora de Curitiba (PR).
Há cerca de um mês, ela foi diagnosticada com leucemia mielóide aguda.
Devido ao forte tratamento, está careca.
Diante da nova - e dura - realidade e do novo visual, começou a vestir o turbante. Sentiu-se mais bonita.
Ao sair às ruas, começou a enfrentar olhares de reprovação. Até que, em uma estação de transporte, foi parada por uma jovem que a repreendeu.
Eu comecei a reparar que tinha bastantes mulheres negras, lindas aliás, que tavam me olhando torto, tipo 'olha lá a branquinha se apropriando da nossa cultura'. Enfim, veio uma falar comigo e dizer que eu não deveria usar turbante porque eu era branca. Tirei o turbante e falei: 'tá vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero! Adeus'.Thauane Cordeiro, no Facebook
Ela utilizou a tag #VaiTerBrancaDeTurbanteSim. Aqui está o depoimento completo:
| Blogger Templates - Designed by Colorlib